Seja Bem Vindo!

Esperamos divulgar por este canal as atividades do LEI,movimentos da escola,projetos, noticias,dicas , curiosidades e muito mais informando os usuários da Escola, assim como estabelecendo um canal de interação. A participação de todos é bem-vinda, com a postagem de perguntas e comentários.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Teste Vocacional

Teste Vocacional

Os  testes  vocacionais  ajudam, mas devem ser vistos apenas como forma de identificar áreas de interesse do aluno,   eles  não  fazem  milagres,  não  tem  poder  de apontar  a  profissão  a  ser  seguida, mas é um bom norte  acerca  das  aptidões  e  interesses.  Conseguem pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos. Todavia, uma boa orientação não pode se prender apenas a testes vocacionais, pois eles podem generalizar o comportamento dos indivíduos.

Escolha alguns sites de testes:



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto ENEM a escolha está em suas mãos!

TOTALMENTE GRATUITO NA MODALIDADE À  DISTÂNCIA ( ONLINE) E VOLTADO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO)

NSCRIÇÕES 10 DE FEVEREIRO A 20 DE ABRIL /2014
PERÍODO LETIVO: 05 DE MAIO DE 2014 A 30 DE JANEIRO DE 2015


Projeto ENEM a escolha está em suas mãos!
DESTINADO A PROFESSORES, ALUNOS E INTERESSADOS EM GERAL PROMOVENDO AUTOCONHECIMENTO SOBRE QUESTÕES DO ENEM , DANDO ENFASE NO SABER ,AGIR E CUMPRIR.




EEM Dr. Andrade Furtado II, situada no Distrito de São Miguel/Quixeramobim, promove um projeto voltado ao ENEM. Com o tema: “ENEM” A escolha está em suas mãos! em parceria com o ambiente virtual de aprendizagem SIEA/CPERB. Com o objetivo de atender a preparação de nossos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a escola juntamente com o Professor Raul Barbosa, que terá início em 10 de Fevereiro de 2014 à 30 de janeiro de 2015.


Objetivo Geral:
  •    Ampliar e aprofundar conhecimentos interdisciplinares, que são cobrados no ENEM de forma que possam contribuir significativamente para uma maior aprendizagem. 


Objetivos Específicos: 

  • Desenvolver uma visão mais dinâmica de aprendizado trabalhando com instrumentos da aprendizagem cooperativa, como interdependência positiva, responsabilização individual, interação promotora, habilidades sociais e processamento em grupo. 
  • Facilitar o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente cooperativa e democrática.
  • Reunir alunos em diversos gêneros sociais e culturais. 
  • Promover a troca de experiências entre alunos/alunos, alunos/professores, professores/professores.
  • Minimizar as dúvidas dos alunos. 
  • Alcançar um maior índice de aprovação no ENEM 2014.  


Realização:
 
Totalmente On-line, no sistema SIEA/CPERB. Composta de 10 Módulos:

1º Módulo – Linguagens e Códigos. -05 A 31/05
2º Módulo – Ciências Humanas.-01 A 14/06
3º Módulo – Férias de Atividades.- 15/06 A 12/07
4º Módulo – Ciências Humanas. -13 A 31/07
5º Módulo – Matemáticas e suas Tecnologias.-01 A 31/08
6º Módulo – Ciências da Natureza.- 01 A 30/09
7º Módulo – Redação. 01 A 31/10
8º Módulo – Psicologia, Informes, Dicas e Gabarito.-01 A 30/11
9º Módulo – Discussões sobre o ENEM 2014.- 01 A 20/12
10º Módulo – Inscrições no SISU e ProUni. 04 A 30 JANEIRO/2015

AVALIAÇÃI FINAL : 01/11 A 03/12

RESULTADO FINAL :06/12
EVIO DOS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO: 04 À 20 DE  JANEIRO DE 2015

Atividades

  • Material de Apoio (livros, simulados, textos, vídeos, links dentre outros). Fórum de Discussões.
  • Chat's para conversação entre alunos e professores.
  • Simulados.
  • Acompanhamento Pedagógico dos Professores.
  • Rádio Enem.
  • Página no FaceBook.

# Partiu galera RUMO A UNIVERSIDADE !!!
Faça parte deste grande PROJETO e alcance sua meta: Cursar a Faculdade do seu Sonho.

Professor faça parte e contribua para o sucesso dos nossos educandos.

Link para Inscrição:

Informações:

TV ESCOLA- Concurso premiará roteiro para filme de aluno do ensino médio

TV ESCOLA

Concurso premiará roteiro para filme de aluno do ensino médio



Estudantes do ensino médio público podem participar, até 28 de fevereiro, do concurso Esporte para todos: Meu roteiro de inclusão. O tema é o esporte, e a história contada, de quatro a seis minutos, deve se passar no espaço da escola. A equipe do melhor roteiro vai participar de oficina de formação e produzir o curta-metragem com equipamentos e supervisão da TV Escola, emissora do Ministério da Educação, que promove o concurso.
Conforme o regulamento, a inscrição pode ser individual, mas o estudante deve ter a supervisão de um professor. A inscrição compreende sinopse e roteiro, dados de identificação dos autores, declaração do professor responsável e autorização dos pais para menores de 18 anos. O tema é o esporte como fator de inclusão e a sinopse, com o máximo de cinco linhas, deve resumir a história do filme.
Direção, roteiro, fotografia, produção, som e edição são funções que devem ser preenchidas na ficha de inscrição do concurso. O roteiro deve ser dividido em cenas e, se há diálogo, eles deverão ser descritos. Também é necessário informar o gênero do filme – humor, drama, terror, romance, suspense, entre outros. Os alunos, diz o regulamento, não precisam ter experiência nas diversas funções descritas no roteiro, mas a ficha de inscrição deve informar a função de cada um.
Dos trabalhos inscritos, a comissão de seleção vai escolher dez roteiros que serão encaminhados para a comissão julgadora, formada por especialistas indicados pelo MEC. São sete critérios de avaliação: criatividade, clareza da proposta, coerência entre as cenas, viabilidade do projeto, originalidade, representatividade cultural e adequação ao tema do concurso.
Prêmios – Os autores do melhor roteiro participarão de uma oficina de capacitação no Rio de Janeiro, de 26 a 31 de março; vão produzir o filme na escola onde estudam, com equipamentos (câmera, luzes e microfones) e a supervisão de uma equipe da TV Escola, de 6 a 11 de abril; para editar e finalizar o curta-metragem, os vencedores viajarão a Brasília nos dias 12 a 14 de abril. As despesas com viagem, hospedagem e alimentação durante as oficinas serão custeadas pela TV Escola. Os autores do roteiro premiado cederão à TV Escola os direitos de exibição pública do curta, na íntegra, por diferentes meios de divulgação.
Ionice Lorenzoni
Acesse o Portal do Professor e confira no regulamento como fazer a inscrição e todas as etapas do concurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=850:regulamento-concurso-esporte-para-todos-meu-roteiro-de-inclusao&catid=71:destaque
Palavras-chave: educação básica, concurso, curta-metragem, Esporte para todos, roteiro, inclusão, TV Escola

Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20217

FACEBOOK DELMIRO GOUVEIA


                                                Acesse o link https://www.facebook.com/delmiro.gouveia.31?fref=ts

ESCOLA DELMIRO GOUVEIA AGORA TEM PROJETO JOVEM DO FUTURO



Jovem de Futuro é um projeto do Instituto Unibanco que contribui para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.


O projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para sete redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e São Paulo.

Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador – projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País – com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2017, estima-se que 3 milhões de jovens, de 3.888 escolas do Brasil, serão beneficiados. 

Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino e aumentar os índices de aprovação das escolas.

A História de Delmiro Gouveia


Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu a 05 de Junho de 1863, no interior do Ceará.

O pai morreu lutando na Guerra do Paraguai. Oficialmente deixou uma viúva e seis filhos. O sétimo rebento, Delmiro, veio de um caso extraconjugal. Ainda criança, mudou-se para o Recife e viu a mãe falecer quando ele tinha 15 anos. Analfabeto e sem dinheiro, foi atrás dos primeiros trocados como bilheteiro na estação ferroviária de Olinda. Aos 18 anos, empregou-se na Alfândega, mas os despachos burocráticos nunca o seduziram .Antes que morresse de tédio, Delmiro foi trabalhar no comércio de “courinhos”, artigos de pele de bode e carneiro popularíssimos no nordeste da época. Em 1891, fundou, com um amigo de origem inglesa, a Levy & Delmiro. Aos 35 anos, era um comerciante respeitado pelos tradicionais donos do poder. Em 1899, voltou da Exposição Universal de Chicago com a idéia de construir um enorme mercado onde se pudesse encontrar de tudo. O mercado do Derby não demorou a ficar pronto. Era o primeiro estabelecimento comercial da capital pernambucana com energia elétrica, vendia produtos pela metade do preço e funcionava 24 horas por dia. Também contava com hotel, parque de diversões e restaurante. Inimigo declarado do prefeito recifense, Delmiro tornou-se alvo das campanhas de difamação movidas pelos jornais. Sem dar bola para ameaças, viu que não estavam brincando quando o mercado foi incendiado. Os negócios iam mal e ele insistia em torrar dinheiro em viagens ao Exterior. Não deu outra: as empresas faliram em 1901, com uma dívida de 1,7 milhão de réis . O empreendedor recomeçou do zero. Sem gastar nada - dois sócios entraram com o capital - montou uma fábrica de “courinhos”. Recuperou a confiança dos credores, mas tropeçou nas coisas do amor. Separado da primeira esposa, apaixonou-se pela afilhada do governador do Estado ,Segismundo Gonçalves.Às vésperas de completar 40 anos, raptou a menina, de 16, e a levou para o interior de Pernambuco (ela lhe daria três filhos). Com a prisão decretada, fugiu para a minúscula cidade de Água Branca, no sertão alagoano, onde constituiu seu império industrial. Instalado numa fazenda da periferia, ao lado de uma grande cachoeira, ele botou na cabeça que construiria uma grande hidrelétrica. Importou equipamentos e, em 1911, trouxe para a “terrinha” um grupo de engenheiros americanos, que elaboraram um projeto de aproveitamento e exploração do Rio São Francisco. Nascia a hidrelétrica de Paulo Afonso. Para construí-la, o coronel do progresso enfrentou o pavor dos operários em descer os 80 metros de profundidade da queda d'água. Para desfazer o medo dos sertanejos, o próprio Delmiro se aventurou no penhasco, amarrado a uma corda. Em seguida, obrigou-os a imitá-lo. Precavido contra qualquer demonstração de covardia, posicionou-se na beira da cachoeira, revólver em punho. Ai de quem se atrevesse a recuar! Em 1913, ele provava que o Nordeste tinha potencial industrial, sim. Com a hidrelétrica em funcionamento, a luz e a água finalmente chegaram as fábricas, a 400 quilômetros de centros como Recife, e Salvador. No comércio, o coronel passou a exportar 1,5 milhão de toneladas de peles. E, em mais um arroubo de ousadia, fundou a companhia Agro Fabril Mercantil, que logo nos primeiros meses de vida já produzia 216 mil carretéis de linha algodão - ramo dominado pela Machine Cottons. Ao tocar em monopólios tradicionais, Delmiro se metera numa encrenca das piores. Mandou cercar sua casa – grande e contratou guardas armados. Porém na noite do dia 10 de outubro de 1917 , três tiros à queima roupa acabaram com o sonho de cobrir o sertão de máquinas.


Extraido do site: http://escolas.educacao.pe.gov.br/layout.php?portal=7254&p=historia
HINO DA ESCOLA DELMIRO GOUVEIA

LETRA: Maria Eunice Martins Melo Aragão
MÚSICA: Francisco de Assis Martins

Embalada pelos ventos lá do norte
Desfraldando a bandeira do saber
Minha escola lembra a luz do pioneiro
Que a força do trabalho fez crescer
CORO
Delmiro Gouveia
É de luz a tua história
Delmiro Gouveia
O saber é a tua glória
REFRÃO
Realizando o projeto do futuro
Refletindo o evangelho do amor
Minha escola será sempre uma clareira
Monumento de resplandecente albor
REFRÃO
Geografia que transcende o teu espaço
Dominando uma linguagem universal
Tua pesquisa é ciência aprimorada
Teu esporte é fé viva no ideal
REFRÃO
Que os teus mestres mostrem a luz da esperança
Desta pátria cheia de contrastes mil
Que os teus jovens acreditem no estudo
E na grandeza do nordeste do Brasil.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Delmiro Gouveia foi fundada no dia 26 de agosto de 1962, na administração do Prefeito Municipal Antônio Pereira de Farias, localizada no Bairro Caixa D’água em Ipu - Ceará,pertencente à 5ª CREDE, na região da Ibiapaba.
A origem do nome foi uma homenagem a um ipuense ilustre, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, nascido em 5 de junho de 1863 na “Fazenda Boa Vista” em Ipu, filho do cearense Major Delmiro Porfírio de Farias, que morreu lutando na Guerra do Paraguai,  e da pernambucana Leonila Flora da Cruz Gouveia.
O terreno da escola, 100 m², foi adquirido do governo estadual, na administração do governador Parsifal Barroso, o prédio foi construído no ano de 1961 e inaugurado no dia 26 de agosto de 1962, com o nome de “Grupo Delmiro Gouveia”, mais tarde transforma-se em “Escola de 1º Grau Delmiro Gouveia”, através do Decreto de número 11.492 de 17 de outubro de 1975. Reconhecida pelo parecer Nº 612 do Conselho Estadual de Educação em 16 de setembro de 1982.
Este escola sempre se destacou no cenário educacional de ipu não só por elevar o nome do ilustre Delmiro Gouveia como também por ser uma escola que tem um trabalho incansável na busca de uma educação de qualidade. Foi inaugurada em 26 de agosto de 1962, tevê como 1ª diretora a inesquecível mestra Maria Vasconcelos Aragão que durante muito tempo se dedicou primorosamente à escola para que da fosse crescendo e se desenvolvendo nos níveis de estudo. Agora , em 26 de agosto de 2012 a escola completa 50 anos de historia na educação ipuense. Ao longo desses anos , pelas salas e galerias da escola, passaram professores e funcionários abnegados contribuíram muito, cada um na sua função , para que a escola cumprisse seu papel social, o de educar com qualidade .
Hoje a escola se apresenta com uma média de 400 aluno no Ensino Médio , distribuídos em três turnos . O núcleo gestor é composto pela Diretora Cacilda Costa Camilo Neta , pela Coordenadora Ana Célia Jorge Dos Santos Freitas e pela Secretário Cesário Alves Bezerra.
O Corpo docente é formado por professores especializados e compromissados com o objetivo da escola que é formar cidadão através do Conhecimento e da cidadania . Conta ainda com funcionários dedicados que também contribuem para o bom funcionamento da escola.
Com a orientação da 5ª CREDE através da sua Diretora a Professora Ana Geovanda Mourão Rezende a escola , nos últimos anos vem dando passos largos com o propósito de gerar soluções inovadoras nesse processo dinâmico e especifico de educar com eficiência , promovendo a igualdade de oportunidades sociais com vistas na construção do sucesso coletivo.